domingo, 31 de outubro de 2010

The Ten O Sevens no próximo dia 4 no Armazém do Chá



Esta banda já partilhou palco com bandas emblemáticas como os London, e participaram em inúmeros concertos com os The Hateful (em que faz parte Victor Torpedo - ex Tédio Boys, 77, The Parkinsons, Planet Jacumba, Blood Safary, Tiguana Bibles) Samuel (ex censurados) e Johny Trottle do (ex The Parkinsons) Afonso.
Praticam um Punk rock com bastante influências do que se fazia há 32 anos atrás com referências a bandas com The Clash, Slaughter and the dogs, The Damned e The Professionals passando tambem pelo bom rock n´roll como Chuck Berry e algum Garage Rock.

Sun Araw a 4 de Novembro no Passos Manuel



Ainda é cedo para perceber se Cameron Stallones, um texano da Califórnia, vai marcar a década. Mas de duas coisas podemos estar certos: este senhor que assina como Sun Araw tem no currículo um fabuloso trio de discos (Beach Head, de 2008, Heavy Deeds, de 2009 e “On Patrol”, 2010); e a sua música não se limita a reproduzir uma atracção pelos detritos da música pop (como tantos hoje em dia). Não lhe interessa o método, a arqueologia, as vozes abafadas pelo tempo. O que ele quer é fazer canções.

Longas, menos longas, saturadas de loops, acordem, ecos. Colagem incessante e obsessiva de dub, blues, funk, pop, afro, blues. Whatever. Chamemos-lhe pós-pop. Porque não? Trata-se de música para as massas feita a partir do quarto da casa, música que nasce depois do nascimento dos Animal Collective, música que também se faz com cinema (Tarkowski? Carpenter?). Música que reconhece a História da pop. E que ainda não se esgotou. O que Heavy Deeds tinha de intensidade e grão, “On Patrol” tem de cor e sensualidade. As melodias chegam mais facilmente à superfície e cada som tem uma função definida. Mesmo quando parecem perdido ou entregue a uma deriva. Ouçam “Deep Cover” ou “High Slide”. Nota importante: há poucos discos em 2010: “City of Straw”, dos Sightings, uma colectânea assinada pelo duo Hype Williams, “Eve” dos UFOmammut. E “On Patrol”, de Sun Araw. Matéria-prima para um dos concertos do ano. Abrasivo e cósmico.

JM

22h 
5 euros


Nabucco de Verdi no Coliseu do Porto nos dias 5 e 6



Este drama lírico de quatro partes é apresentado pela 1.ª vez no La Scala de Milão em Março de 1842. O libreto é de Temistocle Solera.
...
Em muitos aspectos, tal como o próprio compositor afirmou, Nabucco marca o verdadeiro início da carreira artística de Verdi. Escrita durante a época da ocupação austríaca no norte da Itália, serviu de âncora e estímulo ao sentimento nacionalista italiano. É nesta ópera que pela primeira vez são reveladas as verdadeiras características verdianas: um novo e dinâmico uso do coro, uma extraordinária vitalidade ritmada e, acima de tudo, um penetrante sentido do andamento dramático.

Giulio Ciabatti, encenação

José Ferreira Lobo, direcção musical

Coro da Orquestra do Norte

Orquestra do Norte

Peter Pan Speedrock no Plano B na próxima 4ª feira



http://www.myspace.com/peterpanspeedrock

Ciclo de fotografia e cinema documental - Imagens do Real Imaginário de 2 a 6 de Novembro na Biblioteca Almeida Garrett/Teatro Helena Sá e Costa/ Maus Hábitos







Programação completa aqui

Crystal Castles na próxima 5ª feira no Teatro Sá da Bandeira



"Crystal Castles II" é o nome do álbum que motiva o regresso a Portugal da banda canadiana. O concerto está marcado para 4 de Novembro, no Teatro Sá da Bandeira (Porto).Formados pela pouco frágil e muito imprevisível Alice Glass e pelo "maquinal" Ethan Kath, os Crystal Castles vivem no encontro entre a electrónica, o noise e o experimental.
"Crystal Castles II" é o sucessor de um muito aplaudido primeiro álbum, que elevou ao máximo as expectativas para o segundo capítulo. Basta um rápido olhar pela crítica para perceber que a prova foi superada. A BBC, por exemplo, diz que é "um regresso fantástico, que retém toda a extravagância e desassossego da estreia". 

Entrada: 23 euros

"illicit thoughts" de Ana Cardoso em exposição na Galeria João Lagoa a partir de 6 de Novembro

Tell - Festival de Performances no Passos Manuel - 3 de Novembro




Rui Effe | Regina Guimarães | Flávia Gusmão | Inês Meneses | João Garcia Miguel / Inês Vicente / Claudia Jardim / Ana Moraes
1 artista = 1€, ás escuras

22h

Exposição PntV de Kasia & Ania Gubernat a partir de 5 de Novembro na Olga Santos Galeria



A exposição de pintura, “PntV_Kasia & Ania Gubernat ” é inaugurada no próximo dia 5 de Novembro pelas 21h30, na Olga Santos Galeria.
Esta mostra estará patente ao público até ao próximo dia 27 de Novembro, e reunirá um conjunto oito de trabalhos das artistas.

 

Inauguração da exposição dupla "Sem Título" e "Efeitos d'Água" na Fundação Dr. Luís Araújo no dia 5



A exposição consiste em 20 imagens a cores (10 de cada um dos fotógrafos), que abordam a temática da natureza e dos efeitos da luz na água. A inauguração realiza-se no dia 5 de Novembro às 18h.

António Pina nasceu em Paços da Serra / Gouveia em 1939 e três anos depois veio para o Porto onde estudou e exerceu a sua profissão e onde se manteve até hoje. Desde cedo mostrou interesse pela fotografia e habituou-se a ver o mundo pela objectiva de uma câmara. Formado em Engenharia Civil as
suas actividades profissionais nunca o afastaram demasiado, do prazer da fotografia. Em Setembro de 2010 participou na Exposição Colectiva dos Sócios da Cooperativa Árvore.

António Sinde nasceu no Porto onde fez os seus estudos, tendo frequentado a Faculdade de Arquitectura.
Desde sempre se interessou pela fotografia e com uma velha Zeiss de fole (negativo 6x9) fez as suas primeiras experiências B&W e a cores. Usou a fotografia como apoio para o seu trabalho profissional. Não se considera um artista plástico mas antes um caçador de pormenores. Expõe pela primeira vez.

Patente até 25 de Novembro

Mendes e João Só no Passos Manuel no próximo dia 2



Entrada - 7 euros

22h

Sofia Ribeiro e Marc Demuth Duo no Breyner 85 na próxima 4ªfeira



Cruzam-se em Barcelona, em 2003, na Escola Superior de Música da Catalunha, onde ambos frequentam um ano de estudos no âmbito do programa Erasmus. Este encontro marca o início de uma estreita colaboração com a formação de diferentes projectos, a gravação de dois CDs e numerosos concertos por toda a Europa, E.U.A. e África.

Desde o primeiro momento, a cumplicidade musical que ambos sentiram levou-os a iniciar um duo de voz e contrabaixo. Tendo como base uma sólida formação em jazz, criaram arranjos pessoais adaptados a esta formação peculiar.

O seu som único resulta de uma abordagem intimista, em que a subtileza, o humor e o silêncio ganham especial importância. Muito é o espaço para a improvisação e o diálogo entre estes dois instrumentos que, embora opostos, se complementam.

23h30

sábado, 30 de outubro de 2010

Belonging em cena até amanhã no Teatro Carlos Alberto



A peça é um projecto criado e produzido pelo Teatro da Serra do Montemuro com a companhia britânica Foursigth Theatre. "Belonging" coloca no centro da história uma ama, um talhante e uma rapariga que chega um dia com um bebé e uma acusação. De 28 a 31 de Outubro no Teatro Carlos Alberto, no Porto. Entre o lírico e o grotesco, estas personagens cruzam-se com criaturas saídas do imaginário das nossas lendas, contos de fadas, mitos urbanos. E juntas constroem uma fábula sobre as alegrias e os desastres da identidade. 

Sábado - 21h30

Domingo - 16h00



www.tnsj.pt

Bilan ao vivo esta noite no Breyner 85

23h30






www.breyner85.com

EnCurta as Desiguldades esta noite n'A Cadeira de Van Gogh



No âmbito do projecto “de Mulher para Mulher – 2ª Edição”, promovido pela Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, o grupo de jovens mentoradas Catarina Mendes, Mariana Moutinho e Marisa Macedo, desenvolveu o projecto de intervenção intitulado “EnCurta as Desigualdades”.
Trata-se de uma curta-metragem que representa algumas das áreas em que existe desigualdade de género entre as/os jovens, nomeadamente no que concerne ao equilíbrio entre a vida académica e familiar e na participação cívica.

Alta Baixa esta noite no Passos Manuel/Pitch Club/ Maus Hábitos

Bella Damião esta noite n' A Cadeira de Van Gogh

Mercadinho dos Clérigos durante esta tarde e noite

Exposição de pintura "Tech Flesh" de João Filipe Baptista a partir de 5 de Novembro no Contagiarte




Exposição de pintura em acrílico sobre tela. As obras revelam situações e conceitos em que a tecnologia poderá ser utilizada ao serviço do homem. É esta temática que o artista gostava que as pessoas reflectissem e que tirassem as suas próprias ilações, podendo estas serem positivas ou negativas. Cada uma das obras tem o seu próprio contexto, com isso pretende adaptar cada personagem a ambientes e culturas diferentes. As cores fortes e as formas estruturadas também reforçam a ideia do digital (arte digital).

O seu trabalho sempre incidiu sobre as emoções, para isso, sempre usou e abusou das texturas e cores.
Cada personagem ou ambiente que cria não se cinge apenas a uma pessoa ou situação em especial, mas antes a várias informações que vai guardando no seu subconsciente.




sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Harry Bird & The Rubber Wellies esta noite no Breyner 85

23h30







Harry Bird
(Guitar, turuta, harmonica, accordion, voz)

and the Rubber Wellies

Maria Blackwell (Xylophone, melodica, mandolin, percussion, voz)
Christophe Capewell (fiddle, melodica, piano, mandolin accordion, voz)


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Apresentação do livro Cheir(r)os de Palavras de Nuno Guimarães no Vivacidade - Espaço Criativo

No próximo dia 4 de Novembro, pelas 17h será apresentada esta obra pelo jornalista André Rodrigues no Vivacidade- Espaço Criativo

Inauguração no próximo sábado da exposição Bayonets Replacing Toothpicks de André Lemos na Dama Aflita

 

 

 

André Lemos (Lisboa, 1971)
Artista, ilustrador, autor de banda desenhada e editor independente, tem trabalhos publicados em diversas edições, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Tem treze livros editados em nome individual.
Participou em várias exposições colectivas e individuais.
Formou em 2006 a sua própria editora Opuntia Books.


Tem trabalhos de desenho, ilustração e banda desenhada editados em várias publicações, tais como Mesinha de Cabeceira, Bíblia, Mutate & Survive, Underworld, jornal Público, Ilustração Portuguesa, Quadrado, Porto Luna – Bandes Dessinées du Portugal, Pélure Amére, Umbigo, Tómeselo, Succedâneo, Das Grosse Tier, Lactation Nerveuse, Arbres En Plastique Feuilles en Papier, Smittekilde, Néscio, Cospe Aqui, Alçapão, Cabeça de Ferro, Glömp, Kuti, Hôpital Brut, Elk, Lazer Artzine, Divide et Impera, La Commissure, Zine Arcade, Antibothis, Milk & Vodka, Öl, Rojo Magazine, Week-End, Crack On, Derby, RUIS, Qu’Inferno, Revista Inútil, Zine Soup, Random Screener, etc.

Tem ainda treze publicações em nome próprio: Quem É Este Homem?, Super Fight II – George Grosz Vs André Lemos, Tribune Brute, Even Gravediggers Read Playboy, Family Portraits, Cirque Intraveineuse, Word Games – Shaken Not Stirred, O Percutor Harmónico, Embroidered Muscles , Charlottesville’s Preliminary Black Blooming, Dry And Free From Grease, Some Dishonourable Creatures Attacked Us With Rubber Wrenches e Mediaeval Spectres Soaked In Syrup.


Participou em algumas exposições individuais e colectivas das quais se destacam West (Home Project/Las Lavras), Zurzir O Gigante (Interpress), The Black Flow Arena (In.Transit), Noite Na Terra (Galeria Pedro Serrenho), Amphibia (Espaço), The Glowing Rectifier (PêssegoPráSemana), Landmine Shuffle (exposição online), Helsinki Biennale 2008 - Homeless Dictators (World Fair Designmuseo, Helsinki, Finland), åbroïderij! HA! {International Graphic Arts Exhibition} (Bedeteca de Lisboa e itinerância), Furacão Mitra (Interpress), Impera et Divide (Second Street Gallery, Charlottesville, EUA), A Mula Ruge (Espaço Campanha), Sacudiram-nos Bem Forte Lá No Campo De Batalha (Espaços do Desenho), Dandy (Galeria Dama Aflita) e Leaf & Signal (The Bridge PAI, Charlottesville, EUA).

Paralelamente a estas actividades iniciou em Janeiro de 2006 a sua própria editora independente, especializada em edições únicas e de tiragem limitada Opuntia Books.

Patente até 27 de Novembro 

 http://www.damaaflita.com/ 

André Lemos

Inauguração da exposição de pintura "Poetas Visitados" no próximo sábado na Galeria Geraldes da Silva



Patente até 26 de Novembro

Programação da semana 28 de Outubro a 2 de Novembro do Cinema Nun' Álvares



17h30 - "Entre Irmãos"

19h30 - "Entre Irmãos"

21h30 - "Entre Irmãos"


Sinopse: Sam é um soldado americano, a cumprir a sua 2ª missão no Afeganistão que desaparece em combate e é dado como morto. Em casa, a sua mulher e filhos são confortados pelo cunhado/tio de forma a levarem a vida para a frente. Com o regresso do irmão, que afinal foi feito prisioneiro e alvo de tortura, tudo vai mudar pois ele transformou-se numa pessoa violenta e desconfia que o seu irmão se envolveu com a sua mulher.


Info./reservas: 937060067

Cineclube do Porto apresenta La Dolce Vita de Frederico Fellini esta noite no Passos Manuel

Sinopse:
Um jornalista envolve-se, ou por dever de ofício ou por razões pessoais, na vida social da alta burguesia italiana. O filme foca diversos aspectos dessa sociedade decadente e estranha.
Público Geral: 3,50€
Sócios CCP: 1€ 22h

Sankalpa ao vivo na CDGO Musicstore no próximo sábado



Sankalpa Band formou-se em 28 de Janeiro de 2006. Oriundos da cidade invita, exploram as margens do acústico, do rock e do jazz. Diogo Tigre, guitarrista e vocalista, formou a banda que hoje conta com Marco Silva na bateria e percussão, Gu Pelicano no saxofone e Thiago Duarte no baixo. Caracterizam-se por terem um som vibrante nos seus espectáculos e por cantarem em Sânscrito. Embora se trate de uma língua já extinta - o idioma clássico da Índia antiga - e aparentemente, difícil de vocalizar - os Sankalpa’s provam o contrário com os seus concertos, deixando todos os que assistem extasiados com estes sons milenares. Junto do público, os Sankalpa´s tentam estreitar a relação, criando uma grande empatia e ensinando, mesmo que de forma subtil, a pronúncia dos textos.

Entrada livre
16h

7ª Edição das Feiras Francas no Palácio das Artes no próximo sábado



A 30 de Outubro o Palácio das Artes- Fábrica de Talentos, da Fundação da Juventude abre as suas portas à 7ª edição das Feiras Francas.
Das 10h às 22h diversos projectos artísticos e criativos serão apresentados sobre a temática " Keep It Simple".Uma temática baseada numa aproximação a uma vida simples com qualidade, simplesmente criativa. Este mote serviu de inspiração para vários autores e criadores para a exposição, performance... e venda dos seus trabalhos.
A destacar a partir destas Feiras Francas um espaço na programação dedicado às crianças. Nesta edição o autor João Pedro Messeder fará a leitura de um dos seus recentes livros infantis juntamente com a presença da ilustradora do mesmo Manuela São Simão, num ambiente de festa em que os sonhos serão alimentados pelas assessoras de imagem Dream On.

PROGRAMA
Assessoria de Imagem Dream On Design de Produto 2K Linha . Ana Paris . Decadent Elegance . Love What You Do . Matilde Beldroega . NWScent . Pirolices . Tapili . Viaarte . Zebra Fotografia e Ilustração João Pádua . Manuela São Simão . Sara Cunha Joalharia Elements Contemporary Jewellery Mobiliário Rial Moda SistersProject Casa Grande Chocolatier

PERFORMANCES
11h Leitura pelo autor João Pedro Mésseder do livro infantil "Conto da Travessa das Musas"
16h + 17h + 18h Concerto Homem Mau
10h -22h Testes de cores e maquilhagem Dream On

Folk e World Music no magusto da Associação de Moradores de Massarelos

Cidade Poética - "Ferreira Gullar à lupa" amanhã na Galeria Dixit

 

 

 

 

A 2ª sessão de poesia rumo ao projecto CIDADE POÉTICA será no próximo dia 29/10/10 na Galeria DIXIT, rua Miguel Bombarda, 105 - Porto, com o título "Ferreira Gullar à lupa". Este autor brasileiro, que já foi nomeado para o Prémio Nobel e recebeu recentemente a mais importante distinção dada a um escritor de língua port...uguesa - o Prémio Camões -, esteve na origem do movimento Neo-Concreto da poesia brasileira tendo-se depois dedicado a uma escrita mais interventiva socialmente, cujo exemplo maior é o seu célebre "Poema sujo". Ferreira Gullar, "metade multidão metade solidão", é uma das vozes mais singulares da poesia contemporânea brasileira e será nesta sessão apresentado por Ana Catarina Marques, Maria Inês Castro, Pedro Lopes Almeida e Patrícia Lino (F.L.U.P.), com a projecção de um vídeo "A cidade bate" e exposição de retratos do poeta da autoria de Patrícia Lino. Será servido um Porto de Honra no fim da sessão. Entrada: 2 €.

 

18h

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Curtas Metragens na Embaixada Lomográfica do Porto

27 de Outubro- 21h30:
Once Upon a Time | de Norman Z. McLeod | EUA | 1961 | 25'
Buster Keaton é o protagonista neste episódio da série televisiva Twilight Zone. Janitor Woodrow Mulligan faz uma viagem no tempo, transportando a si e a uma galinha de 1890 a 1962 através de um capacete.

...Thriller | de John Landis | EUA | 1983 | 14'
Versão completa do videoclipe da canção título do álbum mais vendido de todos os tempos. Nele, o rei do pop deixa sua marca na história enquanto coreógrafo e presenteia-nos com a voz de Vincent Price e a mais famosa de suas gargalhadas.

Hüpfen 82 | de Wolkenstein & Markgraf | Alemanha | 1982 | 2'
Irónica vídeo-arte integrante da série Berlin Super 80.

Juke Bar | de Martin Barry | Canadá | 1989 | 11'
Em uma lanchonete, uma jukebox é invadida por animadas baratas durante a noite.

Dossiê Rê Bordosa | de Cesar Cabral | Brasil | 2008 | 16'
Este documentário em animação, que acumulou mais de 50 prémios, investiga o motivo pelo qual criador, o cartunista Angeli, matou a sua maior personagem, a punk Rê Bordosa.

Fragmentos de Madonna | de Guilherme Scarpa | Brasil | 2008 | 25'
A vida e a carreira de Madonna vistas pelo ángulo das polémicas que levantou: Sexo, Política e Religião.

Entrada Livre

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Festa Mundial da Animação 2010 na Casa da Animação

CINEMA NA CASA
Animação Atlanta, 26-Out, 19h

Animação Brasil, 26-Out, 21h30
Animação India, 27-Out, 19h
Animação Polónia, 27-Out, 21h30
Best of Estudantes Bulgária, 28-Out, 19h 
Animação Portuguesa, 28-Out, 21h30
Best of Estudantes Austrália, 28-Out, 23h
Best of Baden Wuttemberg, 29-Out, 19h
Animação Francesa, 29-Out, 21h30 
Estreia do filme My Dad Collects Cats, 29-Out, 23h
best of Festival Internacional de Estugarda, 29-Out, 23h15
Panorama infantil, 30-Out, 15h
Animação da Coreia, 30-Out, 16h
Animação da Hungria, 30-Out, 17h
Jovens cineastas Russos, 30-Out, 18h
Cartoon d'Or 2010, 30-Out, 21h30
Best E-Magiciens 2009, 30-Out, 23h


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Silêncio Profundo em cena na Maria vai com as outras de 20 a 31 de Outubro



Estreia no próximo dia 20 de Outubro, no espaço Maria vai com as outras, no Porto, o espectáculo Silêncio Profundo, uma adaptação de O Homossexual ou a Dificuldade em Exprimir-se, de Copi, numa encenação de Tó Maia e interpretação de Adriano Barrias, Gina Mendes e Hernâni Miranda.

No último dia de espectáculo (31 de Outubro), pelas 18 horas, realizar-se-á um encontro/debate sobre o tema da peça, com moderação do Doutor Nuno Carneiro, investigador nas áreas das sexualidades e género.

de 20 a 31 de Outubro, 21h45 de 4ª a sábado e 17h00 no domingo.

preços:
4€ (estudantes, profissionais do teatro, grupos a partir de 6 pessoas)
5€ (bilhete normal)

Concerto Promenade no próximo domingo no Coliseu do Porto




O Carnaval dos Animais, é uma suíte para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns, constituída por 14 andamentos (13 descritivos das personagens e o Finale) e irá ser interpretada pela Orquestra das Beiras.

11h30

Filho da Mãe ao vivo no próximo sábado no Café Au Lait



19h

Entrada Livre

http://www.myspace.com/filhodamae

BunnyRanch/Lululemon/ Xau Laura, sexta-feira no Plano B

Exposição "Todo este céu" de Cristina Guise inaugurada na próxima sexta-feira à noite na Cooperativa Árvore




“TODO ESTE CÉU” surge na sequência de “PROCURA-ME” como referido no texto escrito por Ana Cardoso (in Catálogo “Procura-me” 2009 exposição Academia das Artes, S. Miguel, Açores): “trata-se de um processo de encantamento. (...) Demasiadas pedras. Demasiados marmoristas. (....) Primeiro os desenhos depois a parede. (...) pilhas de mármore, embaranhados de tecidos, as lixas e as lousas. O jardim enche-se agora de pequenos pedaços de pedra branca, alguns com desenhos, amparando as rosas, o jardim da Cristina como lhe chamamos. O sentimento. Difícil de escrever um texto. Porque senti os desenhos, senti o processo. E acredito que é disso que se trata. (...) E mais que encontrá-los numa parede foi encontrá-los na rua, nas palavras, nos meses de Atelier. O processo de todo um encantamento que não reside apenas no desenho, mas que estes desenhos são matéria viva.”

 Patente até 10 de Novembro.

Tenda de Saias apresenta Xata - projecto de poesia teatral dedicado a Mário Viegas, amanhã no Café Pedro Nova

XATA - PROJECTO DE POESIA TEATRAL dedicado a Mário Viegas 13 de Outubro

Local: Café Pedra Nova ( Senhor Carlos ), Rua D João IV 848 Porto.


 

Ciclo de cinema do MICA-me no Auditório do Grupo Musical de Miragaia



Dando continuidade ao ciclo de cinema do MICA-me,  já no dia 16 de Outubro às 16 horas, é apresentado  no Auditório do Grupo Musical de Miragaia o filme American History X (América Proíbida).

Depois de uma vida dedicada à violência, um homem vai ter que lutar contra os seus ideais para não colocar em perigo os seus laços.
Danny Vinyard (Edward Furlong) é um adolescente influenciado pelo irmão mais velho, Derek (Edward Norton), um skinhead repleto de ódio por todos os que são diferentes de si. A aversão a outras raças dispara com a morte do pai. Ele inicia uma viagem ao mundo da violência que o vai levar à prisão. Nesse periodo de solidão Derek apercebe-se que pode ser um homem diferente. A sua única incerteza é se vai ser capaz de ajudar o seu irmão.

A entrada tem o valor simbólico de 1 €, a reverter na totalidade ao Grupo Musical de Miragaia.

O Auditório fica na Rua da Arménia, Nº 18, próximo da Alfândega do Porto e da Igreja de São Francisco (podes ver um mapa aqui). A zona é servida pelo autocarro 500 da STCP.

Apresentação do livro "Henrique - As múltiplias vidas de um homem só - Uma biografia possível do Pintor Henrique Silva" na próxima quinta-feira na Cooperativa Árvore



A apresentação do livro de  Paula Alcântara Carreira,  "Henrique – As múltiplas vidas de um homem só – Uma biografia possível do Pintor Henrique Silva" terá lugar no dia 14 de Outubro de 2010, quinta-feira, às 21h30.

Depoimentos sobre o Pintor e o Amigo por Laura Castro, Manuela Bronze e Acácio de Carvalho.

"Há vidas que de tão reais parecem filmes, e pessoas que de tão verdadeiras parecem personagens. À medida que fui conhecendo o Henrique Silva, comecei a ter a suspeita de que ele seria um desses casos… Infelizmente raros, raros de mais na vida cinzenta que cada vez mais vamos considerando normal.
Não são precisos personagens quando se tem pessoas, nem romances de ficção quando se tem vidas, sempre considerei.
A medo, decidi acreditar na intuição, e o Henrique permitiu-me esse gozo mútuo. Como se fosse mais uma brincadeira do colorido com que ele pinta a vida, um jogo que me deixou brincar com ele.
Divertimo-nos. Rimos, falamos a sério, contamos verdades. E eu percebi que a intuição estava certa: descobri um personagem, enquanto descobria um Homem. Anjo e Demónio, como todos os Homens que decidem viver, em vez de irem vivendo.
E nasceu este talvez-romance, pelo qual lhe estarei sempre profundamente grata. Quase tão grata como estou por ter tido o privilégio de o conhecer.
Do Henrique Silva conhece-se, até agora, o artista e a obra, talvez pouco o homem. E era tempo de mudar isso. Diz-se que o artista se revela na sua arte, é certo, mas nunca se resumirá a ela. Este trabalho, inicialmente destinado a ter um carácter meramente jornalístico, factual, de investigação, aliado à imprescindível entrevista-tipo, rapidamente viu as palavras soltarem-se e ganharem vida, e foi seguindo atrás delas.
Como não há verdades absolutas, jornalismo ‘neutro’, ouvidos que escutem a mesma história da mesma maneira ou olhos que aptem os mesmos trejeitos de um rosto, esta é apenas a minha visão da vida do Henrique Silva. De partes da vida dele. Muito ficou por dizer, que um homem tem sempre múltiplas vidas.
Outros – com igual verdade – contariam esta história doutra maneira."
in “Henrique – As múltiplas vidas de um homem só – Uma biografia possível do Pintor Henrique Silva”, de Paula Alcântara Carreira, Ed. Árvore, 2010

Shortcutz Porto amanhã no Hard Club

Sessão #002


 

Sempre com a presença dos realizadores
Curta convidada:
" Desavergonhadamente real " do realizador Artur Serra Araújo

Curtas em competição:
” Mercado Aberto” do realizador Norberto Fernandes
“O Auto do cordeiro" do realizador Pedro Nogueira.´

www.shortcutzporto.blogspot.com
Luísa Sequeira ( programação )
Paula Rocha ( produção)

 Sala 2
21h30

La Menina Sin Nombre na próxima quinta-feira no Contagiarte



www.contagiarte.pt

"Poemas da Água e do Fogo" quinta-feira à noite no Café Progresso



A próxima sessão de poesia no Café Progresso realizar-se-á no dia 14/10 às 21h30 e terá como tema "Poemas da água e do fogo" .
Declamação por Celeste Pereira e Ana Afonso.
Poetas: Carlos de Oliveira, Al Berto, António Gedeão, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Daniel Faria, Herberto Helder, Fiama Hasse Pais Brandão, António Franco Alexandre, António Ramos Rosa, Francisco Bingre, entre outros.

"Poemas de água e foto" na próxima quinta-feira à noite no Café Progresso




A próxima sessão de poesia no Café Progresso realizar-se-á no dia 14/10 às 21h30 e terá como tema "Poemas da água e do fogo" .
Declamação por Celeste Pereira e Ana Afonso.
Poetas: Carlos de Oliveira, Al Berto, António Gedeão, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Daniel Faria, Herberto Helder, Fiama Hasse Pais Brandão, António Franco Alexandre, António Ramos Rosa, Francisco Bingre, entre outros.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Crime e Salvação de Sónia Barbosa inspirado em Marguerite Yourcenar na próxima 6ª feira na Sala Estúdio do Teatro Sá da Bandeira


O espectáculo Crime e Salvação é um monólogo/confissão íntimo e delicado, onde os espectadores são envolvidos numa trama de confissões, desejos, segredos, pecados e êxtases de duas enormes figuras femininas histórico-mitológicas: Clitmnestra e Maria Madalena. Dois inspirados (e inspiradores) pequenos textos de Marguerite Yourcenar servem de base a esta dramaturgia que se constrói entre acções, às vezes quotidianas e singelas, outras dramáticas e violentas, outras ainda poéticas e ritualizadas, e palavras de grande força e poesia.

Dramaturgia e espaço cénico: Sónia Barbosa
Assistência de encenação: Mónica Lima
Desenho de luz: Cristóvão Cunha
Figurino: Mila Figueiredo
Grafismo vídeo e fotografia: José Cruzio
Produção: NACO

Cavelheiro ao vivo na Fnac Santa Catarina na próxima 5ª feira



Primeiro espelha muito da atitude de Cavalheiro face ao mundo: um ser directo, incisivo, honesto e interventivo, decorado por uma auréola marginal e misteriosa. As particularidades das letras de Tiago ferreira são reforçadas por uma voz transbordante e trazem um conjunto de temas e abordagens carregados de uma espécie de frescura negra ensopada num humor pessoal quase indecifrável.

18h

Palmilha Dentada apresenta O Guardião do Rio no Hard Club a partir de 12 de Outubro até Dezembro



‘O Guardião do Rio’, em estreia no dia 12, versa sobre o aborrecimento - «mas não é aborrecido». Trata-se de uma comédia leve, assente na cenografia, no trabalho de actor e na presença de bonecos, máscaras e marionetas - que «são realmente fabulosos». A música teima ficar ouvido com as suas melodias ritmadas e o texto, «não sendo Shakespeare, serve a função». Sem ponta de pretensiosismo e mais do que alertar ou acordar as pessoas do marasmo, esta nova temporada em apresentação no Hard Club ambiciona, com muita graça e uma vez mais, divertir.
Para além do regresso da figura do ensaiador, a cargo de Nuno Preto, a restante ficha técnica permanece: texto e encenação de Ricardo Alves, sonoplastia e música original de Rodrigo Santos, direcção plástica de Sandra Neves com Joana Caetano e direcção de produção de Adelaide Osório.

Sala 2
Entrada: 7,5 a 10 euros
Horário: 21h46m
De Domingo a Terça 

Até 21 de Dezembro

Quinta Essência - música e poesia na próxima 5ª feira no Clube Literário do Porto

22h

Música e declamação de poesia com Tozé Guitarras, Manuela Leitão, Marlene e Susana.

A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen no ACE/Teatro do Bolhão até 22 de Outubro


Encenação: Joana Providência
Auditório ACE/Teatro do Bolhão 7 a 22 de Outubro
Segunda a Quinta -10.30h e 15.00h
Sexta -10.30
Domingo -16.00

domingo, 10 de outubro de 2010

Ciclo Novos Talentos do Cinema Francês: Barakat! de Djamila Sahraoui, 5ª feira na Fnac Santa Catarina



Algures na Argélia, nos anos noventa, Amel, médica num hospital, esforça-se por exercer a sua profissão e viver a sua vida apesar da guerra civil. Uma noite dá conta do desaparecimento do marido. Perante a indiferença e a inércia das autoridades, parte à sua procura na companhia da enfermeira Khadidja. Ao longo de um périplo incerto e perigoso, as duas mulheres vão descobrir-se mutuamente e confrontar os homens do seu país.

18h

Ciclo Novos Talentos do Cinema Francês - La Tête de Maman de Carine Tardieu, 4ª feira na Fnac Santa Catarina



A história de Lulu, uma filha adolescente que procura, de forma desesperada, dar sentido à vida da mãe que se encontra visivelmente insatisfeita e frustrada com o seu casamento. Para isso, e depois de descobrir uma velha fotografia entre as suas recordações, inicia uma demanda em busca de um namorado que a mãe terá tido 20 anos antes. Com a participação especial de Jane Birkin.  

18h