terça-feira, 12 de outubro de 2010

Apresentação do livro "Henrique - As múltiplias vidas de um homem só - Uma biografia possível do Pintor Henrique Silva" na próxima quinta-feira na Cooperativa Árvore



A apresentação do livro de  Paula Alcântara Carreira,  "Henrique – As múltiplas vidas de um homem só – Uma biografia possível do Pintor Henrique Silva" terá lugar no dia 14 de Outubro de 2010, quinta-feira, às 21h30.

Depoimentos sobre o Pintor e o Amigo por Laura Castro, Manuela Bronze e Acácio de Carvalho.

"Há vidas que de tão reais parecem filmes, e pessoas que de tão verdadeiras parecem personagens. À medida que fui conhecendo o Henrique Silva, comecei a ter a suspeita de que ele seria um desses casos… Infelizmente raros, raros de mais na vida cinzenta que cada vez mais vamos considerando normal.
Não são precisos personagens quando se tem pessoas, nem romances de ficção quando se tem vidas, sempre considerei.
A medo, decidi acreditar na intuição, e o Henrique permitiu-me esse gozo mútuo. Como se fosse mais uma brincadeira do colorido com que ele pinta a vida, um jogo que me deixou brincar com ele.
Divertimo-nos. Rimos, falamos a sério, contamos verdades. E eu percebi que a intuição estava certa: descobri um personagem, enquanto descobria um Homem. Anjo e Demónio, como todos os Homens que decidem viver, em vez de irem vivendo.
E nasceu este talvez-romance, pelo qual lhe estarei sempre profundamente grata. Quase tão grata como estou por ter tido o privilégio de o conhecer.
Do Henrique Silva conhece-se, até agora, o artista e a obra, talvez pouco o homem. E era tempo de mudar isso. Diz-se que o artista se revela na sua arte, é certo, mas nunca se resumirá a ela. Este trabalho, inicialmente destinado a ter um carácter meramente jornalístico, factual, de investigação, aliado à imprescindível entrevista-tipo, rapidamente viu as palavras soltarem-se e ganharem vida, e foi seguindo atrás delas.
Como não há verdades absolutas, jornalismo ‘neutro’, ouvidos que escutem a mesma história da mesma maneira ou olhos que aptem os mesmos trejeitos de um rosto, esta é apenas a minha visão da vida do Henrique Silva. De partes da vida dele. Muito ficou por dizer, que um homem tem sempre múltiplas vidas.
Outros – com igual verdade – contariam esta história doutra maneira."
in “Henrique – As múltiplas vidas de um homem só – Uma biografia possível do Pintor Henrique Silva”, de Paula Alcântara Carreira, Ed. Árvore, 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário