quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

8ª edição do Etnias - Festival de Músicas do Mundo de 9 a 11 de Dezembro no Contagiarte




Há sete anos, no dia 11 de Dezembro de 2003, foi inaugurado o espaço cultural Contagiarte. Abriu as portas ao público com a 1ª edição do Etnias – festival de músicas do mundo. O Etnias é uma celebração por natureza! Uma celebração aos ritmos e danças do mundo, uma celebração ao Contagiarte e, acima de tudo, uma celebração à união, às diferenças, à igualdade, à harmonia e ao entendimento entre culturas.

Dia 9 / quinta-feira

22h30
VELHA GAITEIRA

Velha Gaiteira nasceu no Paúl (Beira Baixa) com o intuito de divulgar a gaita de fole transmontana e as percussões tradicionais da Beira Baixa. É um projecto de raiz tradicional cujo repertório serve como homenagem a todas as velhas gaiteiras que mantêm viva a música enquanto veículo de comunicação e expressão cultural e identitária. Os seus temas originais partem deste universo rural e pastoril para um novo caminho desbravado todos os dias ao som da gaita, da caixa, do bombo, dos adufes, criando um novo estilo já denominado por Trance Rural Orgânico...

Ricardo Santos gaita de fole transmontana Hervê Freire caixa beiroa José Quezada bombo
Sonoridades Noite Folk – Osga

Dia 10 / sexta-feira

22h30
DANÇA ORIENTAL
por Charlotte Bispo

Tendo como berço a Ìndia, as origens da D.Oriental provêm do sagrado. As dançarinas comunicavam com as deusas, exprimindo-se em danças ritualistas ligadas à natureza, à reprodução, à fecundação, à mulher, à "Deusa-mãe", através de movimentos da bacia e ventre que elas louvavam ao redor da fogueira, fogueira essa que, para os primitivos, simbolizava luz e alimento (...) A Dança Oriental representa a vida quotidiana das mulheres dos países árabes. Ela representa todo o tipo de emoções, sentimentos e expressão feminina. Com esta performance vão ser transportados à essência da cultura àrabe através do prazer de uma partilha de emoções em total liberdade e em comunhão com a energia feminina.

23h00
MADANDZA

Madandza é um grupo de percussão e dança tradicional Malinké, baseado na pesquisa e exploração da cultura do oeste africano (cerimónias, rituais e tradições ancestrais). Madandza desenvolve e colabora em vários projectos de Acção Social, de Acção Educativo/Cultural, na Animação e para o Desenvolvimento junto das populações onde interactua.
Músicos Armando Santos, Diogo Amaro, Paulo Cavernas,Pedro Amaro, Pedro Veloso, Zé Puto
Bailarinas/Voz Isa Santos, Rita Santos, Bárbara Gonçalves, Eva Azevedo, Fabíola Fernandes
www.myspace.com/madandza
Sonoridades … ups! Paulo não pode…

Dia 11 / Sábado
22h00
Apresentação do Festival GEADA de Miranda do Douro

22h30
NAÇÃO VIRA LATA

É um projecto de pesquisa baseado na percussão africana e suas influências nos ritmos portugueses, afro-brasileiros e árabes. Pretende ser um laboratório de experiências musicais, onde se misturam ritmos tradicionais com conceitos contemporâneos, nomeadamente máquinas (LOOP’S), e Samples de recolhas etnográficas. A ideologia do projecto baseia-se na fusão cultural que existe entre os povos e a importância da música como meio de ligação e sua constante transformação. O grupo utiliza uma linguagem própria inspirada em cultos afro-brasileiros, que caracteriza as suas canções.
Nação Vira Lata, apresenta-se ao vivo com uma forte componente cénica e uma ligação com o público procurando comunicar através da Alegria do movimento e dos ritmos. É um projecto original que está em constante evolução, sempre na pesquisa e construção de novas ideias artísticas.
Músicos Winga / Lascas / Jorge / André / Papaia / Francisco
www.myspace.com/nacaoviralata

23h30
CONTRATEMPOS
Pela Cia Con temple

Há sete anos, na inauguração do espaço Contagiarte, Catarina Ferreira e Andreia Nascimento participam no primeiro Festival Etnias, a dançar para o guitarrista flamenco Lino de Mingo. Sete anos depois voltam com o projecto em nome próprio Con temple e dois novos membros Ana Silva e Zagalo. Numa homenagem ao que foram os últimos sete anos chamamos a este espectáculo Contratempos, foram muitos os que apareceram, mas foram os mesmos que conseguimos vencer, na música e fora dela. Coreografias soltas de outros tempos e de novos tempos.

00h00

Bolo! O Contagiarte faz 7 aninhos :)

Sonoridades Noites Fuego y Tumbao (latin, brasilian e worldmusic)

Sem comentários:

Enviar um comentário