sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Exposição Por Terras de Sol e Dor a partir de amanhã no Centro Português de Fotografia



" O presente trabalho, realizado sob a forma de reportagem fotográfica, insere-se no âmbito de um projecto de recolha visual de uma área de Portugal muito martirizada nos últimos anos pela fúria galopante da litorização que lhe foi tirando gente e desestruturando as suas comunidades.

http://www.cpf.pt/ 
Trata-se de um registo documental sobre o Vale do Douro, entre Freixo-de-Espada-à-Cinta e o Porto, região construída por quem lá habitou e pelos poucos que lá ficaram.
É um trabalho de matriz realista através do qual se dá nota do que ainda hoje se pode ler da expressão tectónica, territorial e social do sistema de Lugares ao longo deste território, unido por traços de identidade comuns muito fortes, diverso pelas suas múltiplas texturas.
Realizado a partir do estudo da invenção da imagem das aldeias que o compõem, traça-nos o retrato de um processo declarado de abandono e perda cultural gritante que urge inverter.
Pela imagem, pretende-se tornar público esse outro retrato de uma região que abrange, geograficamente, as áreas, que se relacionam física ou economicamente com o Rio Douro, dos concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Valongo, Paredes, Penafiel, Marco de Canavezes, Baião, Vila da Feira, Castelo de Paiva, Cinfães, Resende, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Peso de Régua, Sabrosa, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Freixo-de-Espada-à-Cinta, Lamego, Armamar, São João da Pesqueira, Meda, Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, contando-nos dos seus lugares, falando-nos de percursos, de espaços, de construções e de gentes."

de Mário João Mesquita

Patente até 22 de Maio

Sem comentários:

Enviar um comentário