domingo, 8 de maio de 2011

Exposição Do Bairro para a Cidade no Centro Português de Fotografia até 29 de Maio



No âmbito da “Iniciativa Bairros Críticos” (um Programa Nacional coordenado pela Secretaria de Estado do Ordenamento do Território, através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, que se constitui como um instrumento da Política de Cidades) foi desenvolvida uma acção de formação com 5 jovens moradores no Bairro do Lagarteiro, proporcionando um contacto com a fotografia como forma de permitir uma nova descoberta da realidade onde vivem. Desenvolveu-se com os participantes, o conhecimento da técnica fotográfica como meio de comunicação e de produção artística. Cinco retratos do Lagarteiro:
Espaço comum e singularidades

Paulo Pimenta e Nelson Garrido, dois profissionais com créditos reconhecidos que integram a equipa de fotógrafos do jornal PÚBLICO, passaram pouco mais de quinze dias a orientar uma oficina de fotografia que envolveu cinco jovens moradores do Bairro do Lagarteiro. Funcionaram, na prática, como “parteiros” das cerca de duas dezenas de imagens que compõem esta exposição. Começaram por desenvolver acções de formação básica “sobre abordagens fotográficas, técnicas e artísticas”, e ajudaram a definir o conceito que acabaria por presidir à mostra.
A “fórmula” seguida compõe-se essencialmente de cinco conjuntos de quatro imagens realizadas pelo grupo de moradores do bairro: uma fotografia principal que retrata cada um dos jovens “equipado” com as roupas e os adereços relacionados com as funções que desenvolvem ou gostariam de desenvolver no futuro, e três imagens de menor formato que fixam momentos críticos ou fotograficamente relevantes da produção de cada retrato.

A construção colectiva das cinco fotografias principais obedeceu sempre ao mesmo critério: o retratado foi isolado e destacado sobre um fundo negro montado sobre tripés, com uma das áreas do bairro a funcionar como enquadramento geral da imagem. Uma “fórmula” que, por um lado, sinaliza o espaço comum e, por outro lado, destaca e individualiza as experiências, os percursos e os sonhos dos retratados.

Autores das imagens:

Fábio Fonseca (Slim), Ricardo Ribeiro, Artur Jorge Oliveira (Jó), José Santos (Kuka) e Hugo Nogueira (Picó).

Notas Biográficas dos autores das fotografias

Fábio Fonseca (Slim)

Nasceu no Porto a 18/12/1988 e viveu sempre no Bairro do Lagarteiro. Actualmente trabalha numa casa de sandes mas o seu grande sonho é a música e todo o mundo do espectáculo. Para o Fábio a sua vida podia andar à volta da poesia, do teatro, da música e da Dança. Este trabalho com a fotografia serviu para lhe abrir novos horizontes.
"A experiência com a fotografia ajudou a entender a sua essência, a sua química, a sua filosofia, e a sua ciência.
Abri os meus olhos ao pormenor. Consegui abrir novos horizontes. Consegui quebrar barreiras e ver tudo além da realidade que nos rodeia".

Ricardo Ribeiro

Nasceu a 4/04/1988 no Porto, e há 17 anos que vive no Lagarteiro. Ocupa-se em trabalhos temporários e actualmente faz os questionários dos Censos 2011.
“O meu grande sonho é a programação de autómatos, e este workshop serviu para ter uma viragem da minha relação com o bairro do Lagarteiro, ao mesmo tempo que este se transforma com as obras.”

Artur Jorge Oliveira (Jó)

Nasceu em 16/12/1990 em Massarelos, mas viveu sempre no Lagarteiro. O Jó pratica desporto e o Boxe é o seu sonho.
“Eu quero ser campeão nacional e mundial de boxe, e estas fotos foram para mim uma grande experiência, que poderão ser uma grande hipótese de valorização pessoal.”

José Santos (Kuka)

Nasceu a 7/02/1990 em Massarelos e vive no Lagarteiro desde que nasceu. Este barman tem o sonho do desporto e da musculação.
“Neste workshop mostrei o meu amor pelo desporto e pela musculação e sobre o que quero para o meu futuro.

Hugo Nogueira (Picó)

Nasceu a 18 de Dezembro de 1985, no Porto, vive no Lagarteiro desde a infância. Tem a paixão pelo body-board.

www.cpf.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário