sábado, 14 de maio de 2011

A Short History of Crying esta noite no Teatro Carlos Alberto



A Short History of Crying é uma exploração da fenomenologia das lágrimas, abordando temas como a memória, a emigração e a morte. Ao longo da história, o acto de chorar tem estado ligado a concepções culturais de género, idade e classe social, e tem sido entendido como uma forma comum de linguagem não verbal, por meio da qual comunicamos emoções complexas e muitas vezes contraditórias. Nas culturas ocidentais, chorar é geralmente considerado um acto íntimo e privado. Mostrar emoções em público reveste-se de um carácter anti-social, revelando fraqueza ou falta de autodomínio. Só recentemente, com a emergência dos “reality shows” e da cultura confessional, o sofrimento privado passou a ser um espectáculo público. Hoje em dia, partilhar as emoções com milhões de espectadores é não apenas tolerado como até encorajado enquanto método terapêutico e uma lucrativa forma de entretenimento de massas. Depois de Will You Ever Be Happy Again?, Sanja Mitrović questiona nesta sua mais recente criação os mecanismos sociais e culturais ligados à exibição pública de emoções. Confrontando testemunhos pessoais com cenas icónicas da cultura contemporânea, e apresentando o material resultante de uma viagem de pesquisa pelos Balcãs e os Países Baixos, esta “stand-up tragedy” examina o modo como as emoções se manifestam em diferentes situações e as razões que nos levam a exprimi-las publicamente.

informaçãoconceito, texto, direcção e interpretação Sanja Mitrović
dramaturgia Felix Ritter, Marija Karaklajić
espaço cénico (conceito) Laurent Liefooghe
cenografia (execução) Douwe Hibma
desenho de som Evelien van den Broek, Vladimir Rakić
desenho de luz Katinka Marac
vídeo Janneke Kupfer
pesquisa, consultor artístico Vladimir Tupanjac
câmara Marko Stojmenov, Nadja Leuba
voz-off Michael Jahoda
assistência de direcção Guilio D’Anna, Maya van den Heuvel-Arad
produção executiva Anke Wirken
co-produção Stand Up Tall Productions (Amesterdão), hetveem theater (Amesterdão), Center for Cultural Decontamination (Belgrado)
apoios European Cultural Foundation, Nederlands Fonds voor Podiumkunsten, Amsterdamse Fonds Podiumkunsten, SNS REAAL Fonds, VSBfonds
duração aproximada 1:15
classificação etária M/12 anos
legendagem Espectáculo em língua sérvia, neerlandesa e inglesa, legendado em português

21h30

Sem comentários:

Enviar um comentário