sábado, 19 de março de 2011

Exposição Survivors até 9 de Abril no Centro Português de Fotografia



A exposição “Survivors” - associada ao evento TEDxO’Porto, que terá lugar a 21 de Março na Casa da Música - surge como testemunho do trabalho de Akash, orador do evento e fotógrafo residente em Dakha, Bangladesh. Esta exposição retrata a vitória da determinação humana na luta e sobrevivência contra todas as circunstâncias.
 
Imagens dão voz aos heróis sem voz

As pessoas que vivem no limiar da sobrevivência têm sido a fonte de inspiração de Akash ao longo de toda a sua carreira. Despojadas de todos os bens essenciais, sobrevivem, e conseguem fazê-lo, dia-a-dia com esperança e espírito positivo inspiradores.
Enquanto fotojornalista, natural de um país onde a subnutrição e as condições precárias de vida afectam a maior parte da população, Akash sentiu a necessidade de dar voz a quem não a tem e focar as trevas densas desta realidade que raras vezes os nossos olhos alcançam. Todas as fotografias que capta, são obtidas com esse propósito: “as minhas imagens são a minha voz e quero mostrar tudo o que deveria ser modificado ou estimado”, afirma. Apesar das circunstâncias de algumas pessoas que retrata - do cinzentismo que as envolve, da decadência e das condições deploráveis em que vivem – elas são sempre as protagonistas, os heróis, que, graças ao seu carácter e grandeza de alma, surgem como verdadeiras lições de vida. Para Akash, este é o seu dever, enquanto fotógrafo e artista: dar a conhecer cada um dos aspectos e contingências do mundo em que vivemos, mostrar o que por vezes não deveria ser mostrado, ir para além do visível e enquadrar cada aspecto da pobreza, da miséria e do sofrimento que encontra – porque o único pecado de um fotógrafo é virar a cara para o lado.

Biografia GMB Akash

A paixão de Akash pela fotografia começou em 1996, quando tinha 19 anos. Participou ao longo de 3 anos nos Seminários promovidos pela World Press Photo em Dhaka e licenciou-se em Fotojornalismo no Instituto de Fotografia de Pathsala da mesma cidade. Ao longo da sua carreira foi agraciado com mais de 40 prémios internacionais e a sua obra publicada em mais de 50 títulos de referência, dos quais se destacam: National Geographic, Vogue, Time, Sunday Times, Newsweek, Geo Stern, Der Spiegel e Courier International.
Em 2002 foi o primeiro fotojornalista do seu país a participar no prestigiado encontro organizado pela World Press Photo, as Joop Swart Masterclasses.
Em 2004 foi reconhecido com o Young Reporters Award (Festival Scope Photo, Paris).
Em 2005 foi premiado com o Best Show (Center for Fine Art Photography’s, Colorado, EUA) e em 2006 conquista o primeiro prémio da World Press Photo. Ainda em 2006 lança o seu primeiro livro First Light. Em 2007 tornou-se no primeiro fotógrafo do Bangladesh a ser referido como fazendo parte dos 30 fotógrafos emergentes pela Photo District News Magazine (PDN30, EUA).
Em 2009 alcança o almejado título de Travel Photographer of the Year (TPOY2009, GB).
A qualidade, temas e carácter humanitário do seu trabalho levou-o ainda a ser distinguido com o Humanity Photo Award (China, 2009), com uma Menção Honrosa pelo International Photographer of the Year Award (EUA, 2009) e pela UNICEF (3º lugar como Fotógrafo do Ano, Alemanha, 2010).
Informações adicionais sobre o autor disponíveis em:

www.gmb-akash.com

www.cpf.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário