terça-feira, 3 de maio de 2011

Une Flûte Enchantée no Teatro Carlos Alberto no próximo domingo



Poderíamos começar por dizer que Peter Brook adaptou “livremente” a ópera A Flauta Mágica de Mozart, mas isso seria uma redundância para quem, como ele, construiu uma obra desassombradamente livre, indiferente a modas e escolas. Brook é um gigante porque ousou sempre trilhar o seu próprio caminho. No dicionário brookiano, “adaptar” pode ser um sinónimo de “reduzir”, e em Une Flûte Enchantée “reduzir” significa antes de tudo o mais recusar pesados e serôdios conceitos de ópera. Com Franck Krawczyk (músico que adaptou para piano a partitura de Mozart) e Marie-Hélène Estienne (colaboradora de longa data do encenador britânico, com quem condensou o libreto original de Emanuel Schikaneder), Peter Brook disse não à habitual panóplia de instrumentos e efeitos cénicos para nos restituir uma Flauta leve e efervescente, permitindo assim um acesso desimpedido à magia e à ternura da obra. Em Une Flûte Enchantée, confessam-nos, correram para Mozart de “braços abertos, com aquela impudência que esconde, na verdade, um amor e um respeito profundos pelo mundo que ele nos abre”. Preparemo-nos então para viajar aos ombros deste gigante de 86 anos, que conduz com um sorriso malicioso este divertimento mozartiano. Ignorá-lo seria como privarmo-nos de um irrecusável prazer sem culpa.

a partir de Wolfgang Amadeus Mozart
livremente adaptada por Peter Brook, Franck Krawczyk, Marie-Hélène Estienne
desenho de luz Philippe Vialatte
piano Franck Krawczyk
com Leïla Benhamza (Rainha da Noite), Patrick Bolleire (Sarastro), Jean-Christophe Born (Monostatos), Antonio Figueroa (Tamino), Virgile Frannais (Papageno), Betsabée Haas (Papagena), Agnieszka Slawinska (Pamina)actores William Nadylam, Abdou Ouologuem
co-produção C.I.C.T./Théâtre des Bouffes du Nord (Paris), Festival d’Automne à Paris, Attiki Cultural Society (Atenas), Musikfest Bremen, Théâtre de Caen, MC2 (Grenoble), Barbican (Londres), Les Théâtres de la Ville de Luxembourg, Piccolo Teatro di Milano – Teatro d’Europa, Lincoln Center Festival (Nova Iorque)
duração aproximada [1:35]
classificação etária M/6 anos

21h30

Sem comentários:

Enviar um comentário