quinta-feira, 28 de abril de 2011

Concerto de piano esta noite no Ateneu Comercial do Porto




Integrado no "Cilco de Concertos de Música do Ateneu/ 2011" vai realizar-se no Salão Nobre do Ateneu, pelas 21.30 horas do próximo dia 28 de Abril, mais um Concerto pelo pianista João Lima, que será apresentado pelo maestro António Victorino d'Almeida e Prof. Miguel Leite.

Este é o segundo concerto de apresentação/ lançamento no Porto do CD dedicado a Obras para Piano do Compositor Eurico Thomaz de Lima (1908-1989) e a Entrada é Livre.



NOTAS DO PROGRAMA


Neste trabalho discográfico, e devido à exígua quantidade de gravações em Cd da obra de Eurico Thomaz de Lima, optou-se por registar um diversificado conjunto de obras para piano, as quais permitirão ao público em geral ficar a conhecer a progressiva evolução do trabalho do compositor ao longo de cerca de quatro décadas de produtividade.
Na seriação da gravação respeitou-se tanto quanto possível a ordem cronológica das mesmas, ao mesmo tempo que se optou por as ordenar numa sequência lógica.
Assim, o disco inicia-se com quatro das suas primeiras composições para piano, todas elas marcadas por uma forte influência dos seus dois maiores mestres – Rey Colaço e Vianna da Motta. Talvez por essa mesma razão, podem classificar-se como obras ainda muito imbuídas pelo espírito de um romantismo tardio, apesar de nelas se revelar também um cunho pessoal e um toque de modernidade que com os anos se viria a intensificar na sua actividade criativa. Estudo, Prelúdio e Nocturno são composições de 1928 e a Fantasia – dedicada a Ângela Lapa (sua Esposa) é de 1932. Ao Nocturno é atribuído pelo Compositor o seu Op. 1, no que nos leva a concluir que ele o considerava como a primeira obra do seu catálogo, por si estreada nesse mesmo ano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa.
Estas primeiras quatro composições são todas de carácter lírico, impregnadas do vigor da juventude, nas quais se pode vislumbrar o devaneio e as fantasias das suas primeiras paixões...
Seguem-se as quatro Danças Negras de 1935, 1940, 1943 e 1948, respectivamente; composições em que se pode encontrar claramente a vivacidade dos ritmos africanos e afro-brasileiros, com a mestria técnica e pianística e o brilhantismo da maturidade de um grande Pianista/Compositor, mormente na Dança Negra Nº 3, da qual há registos e memória do entusiasmo delirante que provocava nas plateias quando o compositor a tocava. A Dança Negra Nº 4 (da qual existe também uma 2ª Versão para Orquestra) foi composta na Quinta de Vilar em Famalicão e tem como dedicatário um grande amigo do compositor – o Eng.º Agrónomo Veloso de Araújo, autor e principal responsável pela configuração dos jardins da Arca de Água no Porto.
De 1945 é uma das obras mais marcantes deste Cd: “Buchenwald – Protesto Musical”, cujos enquadramentos histórico e data de estreia já aqui foram referidos. Trata-se de certa forma de “Música Programática”, porquanto não é difícil ao ouvinte imaginar durante a sua audição a descrição das atrocidades perpetradas neste Campo de Concentração, ou a angústia vivida por qualquer dos prisioneiros ao caminharem numa fila que os levaria inexoravelmente à Morte nas Câmaras de Gás... (Podem ver-se na folha de rosto do manuscrito da partitura as palavras impressivas escritas pelo punho do compositor: Dor... Metralhadoras... Morte...).
Nas 2 Suites Portuguesas, é notória a dedicação que Eurico Thomaz de Lima votou ao folclore português e aos temas de carácter tradicional (o que também se verifica nas dezenas de harmonizações de temas populares que produziu), com tratamento virtuosístico, tal como também já tinha feito o seu Mestre Vianna da Motta também quando compôs as suas Cenas Portuguesas e as Rapsódias Portuguesas.
Vira, Coral Alentejano e Fandango, são as três partes que constituem a 1ª Suite de 1947, cuja versão aqui registada corresponde à 2ª Versão revista pelo Compositor na Maia em 1971.
A 2ª Suite, de 1954 é constituída por Prelúdio, Burlesca e Fandango e é dedicada ao seu único filho Adolfo Lapa Thomaz de Lima.
A última obra do Cd é uma Barcarola, porventura a mais bela composição de Eurico Thomaz de Limam para Piano.
Com efeito, tal como aconteceu com Chopin, Offenbach, Vianna da Motta e muitos outros compositores, também Thomaz de Lima não ficou indiferente ao ritmo ondulante desta antiga canção dos gondoleiros venezianos, escrevendo uma das suas mais comoventes melodias, uma vez mais dedicada à sua Esposa Ângela Lapa no ano de 1933.
O trabalho de divulgação da obra deste compositor não se esgota de maneira nenhuma neste trabalho discográfico, porquanto para além das obras que figuram neste Cd, Eurico Thomaz de Lima compôs 4 Sonatas para Piano; a Suite Algarve em 8 Quadros; Fantasia à Memória de Chopin; Toccata para 2 Pianos; Fantasia para Piano e Orquestra “Depois de uma Leitura de Camilo” em 3 Andamentos; Suite para Violoncelo e Piano; Suite Portuguesa para Flauta e Piano; Numerosas Peças de Piano para a Infância (entre elas o “Gradual” adoptado pelo Programa Oficial dos Conservatórios desde 1973); 2 Sonatinas (a 2ª das quais já gravada pelo Pianista Luís Pipa, bem como a “Canção Sem Palavras”); Suite “Férias na Madeira” em 6 Quadros; Obras para Canto e Piano, Música Coral, Dezenas de Harmonizações e Adaptações, entre outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário