domingo, 24 de abril de 2011

Doente Imaginário de Moliére em cena na Sala Latino do Teatro Sá da Bandeira de 26 de Abril a 1 de Maio



Sinopse
“Algumas doenças só existem porque existem médicos”



A peça conta a história de um velho hipocondríaco Argan, que acata toda e qualquer ordem do médico Purgon, que, por sua vez, se aproveita da situação, juntamente com o farmacêutico Sr. Fleurant e Béline, a segunda mulher de Argan.

Argan quer que sua filha Angélique se case com o filho do médico Diafoirus para que ele receba tratamento médico gratuito, ainda que ela esteja apaixonada por Cléante.

Argan impõe à sua filha uma decisão, ou casar com Thomas Diafoirus, ou ir para um convento.
A empregada Toinette, junto com Béralde, o irmão de Argan, tentam "curar"o nosso hipocondríaco da sua fixação pelos médicos e fazê-lo mudar de ideias em relação ao casamento.



Nada de novo na encenação


"Os Cabeças no Ar e Pés na Terra partiram para uma leitura de Molière exposto às regras da comédia dell’arte e pegaram neste Doente Imaginário cheios de vontade de montar uma nova leitura desta peça. E tal não aconteceu… Não, é igual às outras. Nem mais nem menos. Nem os figurinos são novos, não, até estes são emprestados pelo Teatro Nacional de S. João (são tão bonitos que só por si já valem o preço do bilhete).

A abordagem à temática da saúde e dos médicos é apresentada sem novidades, todos já sabemos que não receitam os genéricos, que usufruem de viagens das grandes marcas de medicamentos, que trabalham em promiscuidade entre o público e o privado e ninguém faz nada. Nós também não, fazemos igual aos outros. Tentámos explorar a falsidade e a mentira. O teatro dentro do teatro, expor as máscaras que usamos na vida, etc tudo sem novidade.

Decidimos apresentar assim este espectáculo, porque nos divertimos, porque queremos que o público se divirta, e porque neste momento a novidade é não haver novidade. Nesse âmbito fomos a primeira companhia a ser apoiada (sem concurso) pelo Mistério da Cultura (pois a Cultura é um mistério, ninguém sabe muito bem o que é). Continua tudo a ser mais do mesmo."

Hugo Sousa


de 26 de Abril a 28 de Abril 5,00 (normal) e 3,00 (descontos: cartão-jovem, cartão estudante, maiores de 65 anos)
de 29 de Abril a 1 de Maio Bilhete a 6,00 (normal) e 4,00 (descontos: cartão-jovem, cartão estudante, maiores de 65 anos)

Informações e reservas: 222003595

Sem comentários:

Enviar um comentário