sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mostra Anual de Dramaturgia - Leituras Encenadas este fim de semana no Galeria de Paris




Terminada a Evocação do 30ª aniversário do “Fazer a Festa”, em que as ruas da cidade se transformaram num grande palco, o Teatro Art’ Imagem organiza, nos próximos dias 18 e 19 de Junho (sábado e domingo), a MAD ’11 – “Mostra Anual de Dramaturgia - Leituras Encenadas” que decorrerá no bar Galerias de Paris, à Rua da Galeria de Paris, nº 56, com os seguintes horários:

Sábado, dia 18 Junho, com início às 23:59 e Domingo, dia 19 Junho, com início às 17:59. A entrada é livre.



Esta 3ª edição da MAD - “Mostra Anual de Dramaturgia - Leituras Encenadas”, é subordinada ao tema

“OUTRO PAÍS, OUTRA CIDADE, OUTRO TEMPO”.

Este ano desafiámos quatro dramaturgos a escrever dando resposta ao que acontece no dia-a-dia.
O tema poderia ser «Portugal, 2011» – com a vantagem de, estando ainda a meio do ano, poderem inventar o que quer que fosse.
Fernando Moreira, Jorge Palinhos, Pedro Marques e Sandra Pinheiro aceitaram o repto e escreveram cenas curtas, feitas como se fossem crónicas teatrais dos tempos que correm.
Em paralelo, apresentaremos textos inspirados no trabalho fotográfico de Inês d’Orey na série «Porto Interior». Tempo e espaço concretos são os motivos próximos destes textos, numa tentativa de testar a actualidade (e a perenidade) destas novas dramaturgias.



Os textos inéditos que compõem a primeira sessão da MAD’11, sábado, 18, às 23h59, são

«Je Ne Sais Quoi», de Pedro Marques; «Portugal Tourism», de Jorge Palinhos; «O Coach», de Sandra Pinheiro; e «À Portuguesa», de Sandra Pinheiro.

Na segunda sessão da MAD’11, domingo, 19, às 17h59,

serão lidos de novo os textos da primeira sessão e apresentados outros das oficinas de escrita teatral da ESMAE e da ESAP, escritos por alunos dos cursos de teatro destas escolas a partir da série de fotografia «Porto Interior», de Inês d’Orey.

A Direcção das Leituras é da responsabilidade de Jorge Louraço Figueira.



Recorde-se que o MAD, que teve o seu início em 2009, pretende ser um fórum teatral, especialmente dedicado à divulgação de novos textos dramáticos portugueses, respondendo, ao interesse do público por obras originais; ao interesse dos criadores em explorar novos textos com vista à sua eventual encenação; e promovendo o encontro e debate entre dramaturgos, encenadores, tradutores, críticos, estudantes, artistas de teatro em geral e públicos interessados. A coordenação desta iniciativa é do dramaturgo e crítico de teatro Jorge Louraço Figueira e do director artístico do Teatro Art’ Imagem, José Leitão.

Sem comentários:

Enviar um comentário